Mariana
Testemunha do Ciclo do Ouro e a mais antiga cidade de Minas Gerais, Mariana preserva a arquitetura colonial que desde o século 18 enfeita o cenário histórico. Em suas praças estão guardadas uma infinidade de relíquias barrocas. Entre elas, a Catedral Basílica da Sé, concluída em 1760 e uma das mais ricas do Brasil, com lustres de cristal da Boêmia, altares suntuosos e um órgão alemão com mais de mil tubos. A mina da passagem é um atrativo a parte. É a maior mina de ouro aberta a visitações do mundo. Para chegar às galerias da mina, a descida é realizada por um Trolley por 315m de trilhos a 120m de profundidade.
São João Del Rei
A cidade cresceu, mas a tradição é mantida nos sinos das igrejas e as lembranças do Brasil Colônia continuam vivas no Centro Histórico. Por ali estão belos sobrados e casarões, como o Solar dos Neves, que ainda hoje pertence à família do ex-presidente Tancredo Neves; e a igreja de Nossa Senhora do Pilar, com talhas de ouro em profusão. Para viajar ainda mais no tempo, pegue a Maria-Fumaça seguindo para a charmosa Tiradentes. O percurso dura cerca de meia hora, descortinando as belezas da serra de São José. Uma vez na cidadezinha, circule a pé ou de charrete em meio às lojinhas de artesanato, chafarizes, ateliês e restaurante.
Tirandentes
Tiradentes é uma charmosa cidade histórica, com ruas coloniais, calçadas com pedras pés-de-moleque e as igrejas do século 18. O cenário encantador e que já serviu de locação para filmes, seriados e novelas, exibe ainda uma imponente moldura - a Serra de São José, com montanhas típicas de Minas Gerais.
As charretes, estacionadas no Largo das Forras, convidam a circular pela cidade com direito a paradas nas principais atrações, como o Chafariz de São José, o Museu Padre Toledo, as igrejas de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, de Nossa Senhora das Mercês e a Matriz de Santo Antônio, a mais bonita de Tiradentes com trabalhos atribuídos a Aleijadinho.
Ouro Preto
Tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, Ouro Preto guarda um conjunto arquitetônico inigualável entre as cidades históricas brasileiras. As fascinantes ruas de pedra do Centro permite uma imersão na história, somado ao casario colonial e construções como a Casa dos Contos, o Museu da Inconfidência, a Matriz de Nossa Senhora do Pilar e a Igreja de São Francisco de Assis.
Mas o lugar que tanto atrai pela história também mostra sua vocação artística nos diversos ateliês, nas lojas de pedras preciosas, nas feiras de artesanato e a deliciosa gastronomia mineira.